top of page

ARBORETO

O termo "ARBORETO" refere-se a uma coleção de espécies arbóreas. O projeto Arboreto visa proporcionar experiências práticas envolvendo diversos segmentos da silvicultura: comercial, de adequação ambiental de propriedades rurais e restauração florestal. As atividades envolvem o planejamento, escolha de espécies, preparação das áreas, plantios e operações de manutenção.

 

No Arboreto I, II e III, estão instalados experimentos com espécies florestais de valor comercial, a fim de inferir qual espécie desenvolve melhor em diferentes condições de produção (espaçamento, adubação, clima, tipo de solo, etc.).

 

O Arboreto Interior contempla as mesmas espécies florestal que os arboretos supracitados, entretanto, o objetivo desse experimento é a implementação do componente florestal nas propriedades rurais, incentivando o pequeno produtor a olhar essas plantações como atividade rentável.

Como cada propriedade está localizada em lugares diferentes, os fatores que influenciam o desenvolvimento da plantação mudam, como por exemplo o relevo do local, o clima, o tipo de solo, etc. - assim cada propriedade apresenta um resultado diferente em se tratando de melhor espécie florestal para produção!

O projeto ainda conta com atividades relacionadas a viveiros florestais, as pesquisas nessa área são relacionados a substratos e ao uso de fertilizantes para mudas florestas.

Além dessas instalações, o arboreto também trabalha com outro viés: a restauração. O objetivo das atividades com esse intuito é restaurar áreas degradadas (com solo pobre, compactado, etc.) com espécies nativas da região. Para atender essa demanda, são empregadas várias estratégias de restauração nessas áreas, como técnicas de enriquecimento, de adensamento e de nucleação. A partir desses estudos, é possível instruir proprietários rurais a implementar e desenvolver a reserva legal em suas propriedades.

Por fim, o projeto possibilita o contato com diversos alunos de graduação e pós-graduação, associações de produtores rurais, estudantes secundaristas e profissionais de empresa de base florestal. Também, essas experimentações servem para ilustrar aulas práticas de matérias da graduação e são ambientes para seminários e visitas técnicas!

Arboreto.jpg

FAZENDA CANGUIRI

(Arboreto I, II e III)

IMG-20170527-WA0004.jpg

INTERIOR

Restauracao.jpg

RESTAURAÇÃO

VIVEIROS

bottom of page